Servidores participam de curso e oficina para implementação do REGIN em Sapucaia

 

As servidoras da Secretaria de Fazenda, Soraya França Marcelino e Lyvia Samia, estiveram no Rio de Janeiro, dias 21 e 22 de novembro, na sede da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), participando do curso Treinamento para o administrador local do REGIN. O objetivo é a capacitação para sua implementação no município.

O REGIN é um sistema informatizado que associa os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras, Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro e INEA), com objetivo de compartilhar informações e desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, ajudando na fiscalização e na otimização dos recursos públicos.

Nesta quinta, 23, o consultor do Sebrae Carlos Magno esteve em Sapucaia, reunido com representantes das secretarias de Fazenda, Meio Ambiente, Obras e a vigilância sanitária, para ministrar a oficina Rede Simples e o agente de desenvolvimento. Dentre os tópicos abordados, além da parametrização do sistema e esclarecimentos sobre a delimitação de responsabilidades de cada setor, estava o trabalho do agente de desenvolvimento na articulação junto a outros atores do ambiente favorável aos negócios locais.

Com a adesão à Rede Simples e ao processo, que integra o trabalho das secretarias, será bem mais fácil a liberação de documentos e alvarás para o funcionamento de empresas, o que abre indiretamente o caminho para a geração de emprego e renda.